Faz o controle em alguma tabela diferente do cadastro de usuários, e através
disso, você pode até solicitar alteração de senhas pelos usuários de tempo
em tempo.

O meu controle de login possui várias validações, vou citar poucos exemplos:

- Senha expira? Booleano
- Alterar senha no primeiro login? Booleano
- *Composição de senha*: Quantas letras maiúsculas? Quantos números? Quantos
caracteres? Numérico

E através destes controles, quando o usuário loga no sistema, eu verifico
tudo isso e vou combinando os valores e verifico se está tudo sob controle e
deixo logar, senão vou aplicando as mensagens necessárias em cada resposta
dos controles.

A implementação disso não é complicada, é só a forma de fazer. E existem
inúmeras formas de trabalhar isso. Dei apenas uma idéia de como iniciar.