Olha, eu tive que desenvolver um simples programa e utilizei o sqllite, para
usar utilizei o componente zeosdbo, o qual uso para uso com o postgresql.
  Ele é simples, não configura nada de usuário, essas coisas que os oustros
precisam. basta uma dll, o base de dados e claro o seu programa e tá pronto.
de uma olhada neste artigo
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20050212.php

abraços.
--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Reinaldo Aparecido Pereira"