Reinaldo,

Infelizmente aplicações para celulares é um troço pra lá de hiper-complicado.
Não querer que sua aplicação fique amarrada a uma marca de celular é muito
dificil já que cada marca tem suas particularidades e cada modelo de aparelho
tem também suas particularidades. Voce programa num aparelho de um jeito e em
outro aparelho ele não funciona. ano passado fiz uma aplicação J2ME pra rodar
nos celulares dos técnicos de campo. Eles concertam o telefone e pelo celular
encerram a OS ao invés de ter que ligar pro despacho pra encerrar o serviço.
Meu projeto funcionou beleza no Nokia 6600, mas no celular da minha esposa já
não funcionava. No da minha sogra so carregava parte dele e deva erro de
memória.

E tem mais, nem todos os celulares, usam o mesmo sistema operacional. 60% dos
nokia usam o Symbiam, o resto ainda vai de Windows Mobile e tem aqueles de
visor de cristal líquido que nem sei que SO é aquele.

Sob nenhuma hipótese, pense em programar no celular como se estivesse
programando no PC. São dois universos completamente diferentes e que nada
convergem em comum. E, antes que voce me pergunte se da pra fazer alguma coisa
em Delphi, a resposta é NÃO. Voce pode se arriscar com o D2K6 para celulares
que usem o Windows Mobile como sistema operacional, mas não mais do que isto.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
wchag...@bol.com.br