Eu utilizo da seguinte maneira, resumidamente.

Servidor e cliente baseados no kbmMW (Serviços Standard, Query e SOAP).

Servidor faz chamadas aos pacotes PL/SQL do oracle com o DOA (Direct
Oracle Access).

Cliente faz chamadas no servidor, mais ou menos assim:

...Help.Salvar;
var
  Args: array of Variant;
  sResposta: string;
begin
  SetLength(Args,5);

  Args[0] := Help.Form;
  Args[1] := Help.Descricao;
  Args[2] := Help.Publico;
  Args[3] := Help.Usuario;
  Args[4] := Help.Arquivo;

  sResposta := kbmMWSimpleClient1.Request('ORASERVICE','','SALVA_HELP',Args);
end;

isso esta dentro das rotinas de persistência dos objetos (na unha msm);

do lado do servidor basta chamar as funções que executam os pacotes no
oracle (o DOA tem um wizard show de bola que gera as chamadas aos
pacotes, onde ficam todas as regras de negócio, afinal oracle é oracle
neh rsrs, mas a idéia pode ser aplicada em qq banco, utilizo tb com o
firebird e sql server...)

esse kbmMW é foda msm, muuuuuuuuuuiiiiitoooooo rápido, temos a versão
pro e vale a pena o investimento, o mesmo servidor roda serviços para
nossas aplicações delphi, web e mobile graças ao SOAP, vc pode criar
qtos serviços quiser, ele faz controle do pool de conexões, segurança,
etc...

Att.

JB

2009/5/29 Marcelo Moacir Florindo <marceloflori...@gmail.com>:

> José,
>
> E podes dar um panorama de como funciona, usas algum framework para a
> persistência de dados, tipo um hibernate da vida???
>
> Obrigado,
>
> Marcelo

> --
> Marcelo Moacir Florindo