> Alguém poderia me dizer se seria algo interessante?

Sim.

> O sistema será para controles de alunos e contas a pagar e receber. Será que
>  ele fica muito pesado? Como funciona o carregamento, ele baixa tudo ou será
> por partes?

O que vc quer dizer com "baixa tudo"? Se vc se refere a carga de dados, depende
mais da forma que vc programou.

Abrir toda a tabela de clientes de uma vez só para pesquisa pode ser chamado de
"baixar tudo", mas isso pode (e deve) ser otimizado.

Dá uma olhada no sistema que desenvolvi em www.slabweb.com.br

Jackson Gomes
Tools&Comps - Controle de Usuários para Desenvolvedores CodeGear
Web Site: http://www.toolsandcomps.com