Olha...

Tb nao trabalho mais com firebird.
Mas , dada a lentidao que temos na red, e fazendo sistemas web, quando
programava adotei uma outra filosofia de programacao. tudo gracas ao bom e
velho ClientDataSet e a programaão reduzi em muito o tempo de conexao.

A programação é simples:
1-Uma tabela de tabelas, com o campo alteração.
2- a cada alteração, dentro do proprio banco (before insert, edit - no trigger)
vc alimenta essa tabela de tabelas
3- ao iniciar o sistema cliente, vc copia de novo essa tabela de tabelas, não
esuqeça de fazer reloads quando essa for mudada - pode usar um timer, mas eu
recomendo um evento no banco (post- event)
3- no sistema-cliente, vc verifica se há uma copia da tabela em questao no
micro cliente;
4- se a tabela que vc for usar estiver desatualzada, vc pega a mesma do banco e
salva no cliente
6 - se nao tiver desatualzada, vc le do proprio clientdataset gravado

Isso tudo dá trabalho, mas funciona direitinho. E o tempo de conexao cai
absurdamente. Lembrando que a maior parte das tabelas são "fixas".

Outra forma que já me falaram é usar um replicador - mas nao testei essa forma.

Boa sorte.

Abs.