Como é a geração da sua chave primária?
Se for auto-incrementável pelo banco, com certeza não irá aparecer.
O TClientDataSet trabalha gerenciando localmente os seus dados (mesmo apos o
post) para obter um melhor desempenho ..
a comunicação com o banco é feita realmente quando vc usa o apply. É nesta
hora que é gerado o seu ID, pois é a hora que ele realmente grava os dados.
Para fins de testes, e se a sua chave primária no seu banco está setada para
auto incrementável, tente atribuir um valor qualquer no field da sua chave
primária.

Abs
Daniel Augusto Bastos