To sem Delphi aqui no momento, mas assim mesmo vai um chute:
Verifique se seu Field da chave primária está marcado como required.
Se tiver, sete o valor pra false e tente gravar.

Se não funcionar, tente atribuir um valor pro campo pra todo o mundo. Tipo
cds.fieldByName('id').AsInteger := 0;
Há chançes (como aconteceno SQL Server) do banco substituir seu valor pelo
número auto-incrementável dele.

Abs
Daniel Augusto Bastos