From: Ricardo César Cardoso
Sent: Saturday, July 11, 2009 9:11 PM
To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Subject: Re: [delphi-br] [off-topic] Será que posso fazer isso ???

Luiz, um bom resumo da ópera para o seu caso seria saber como é licenciado o
seu SO, se por instalação, se por processador ou se por algum outro modelo de
licenciamento que me fuja agora.

A grande questão é que não existia o fenômeno da virtualização, com tanta força
como vemos hoje, na época do lançamento do Windows2000 ou do Windows XP,
portanto não acho que o termo de licença de uso seja tão específico ou esteja
tão explícito.

Iria até mais longe e diria que não há pirataria nesses dois casos específicos
(Win2000 e WinXP) ao virtualizar os sistemas para testes de sistema, partindo
do princípio obvio que vc possui a licença de uso regularizada para o sistema.
Você está instalando num sistema que só existe enquanto o sistema principal
está em funcionamento. Tudo funciona em cima de um único (e mesmo, apesar de
emulado) hardware.

Agora em se tratando de sistemas para servidores, os modelos de licenciamento
mudam e pode ser que exista algo específico para a sua situação.

Se possível, explique um pouco mais a sua necessidade: você quer fazer isso num
cliente ou é apenas para seu uso próprio? Se for para um cliente eu preferiria
extrapolar e solicitar do cliente a compra de uma licença para ficar na máquina
emulada, apenas por precaução. Mas para meu ambiente de testes, durante o
desenvolvimento, reutilizaria a chave de licença do meu Windows no equipamento
emulado.

Mas como também já disseram, o melhor mesmo é perguntar pra Microsoft. É a
melhor saída.

Desculpe se só confundi e não ajudei, mas acho interessante manter essa questão
viva até ter uma resposta mais clara.

[]'s
Ricardo.

1) Evite escrever suas mensagens usando somente LETRAS MAIÚSCULAS.

2) Revise o texto de sua mensagem. Uma mensagem bem escrita é melhor
compreendida.

3) Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!