Hugo, boa tarde,

Não sei qual o componente que você está usando para o acesso aos dados,
mas se você usar o TQuery (ou descendente), basta colocá-lo em modo de
somente leitura e todos os componentes do seu formulário estarão
desabilitados (a escrita) e você conseguira rolar os dados normalmente.

Qualquer dúvida, é só postar.

Cristiano Flores