________________________________
De: Cristiano R F Maciel <cristianorfmac...@gmail.com>
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 15 de Julho de 2009 14:01:29
Assunto: [delphi-br] JOIN no TADOQuery

Amigos, boa tarde,

Eu não sabia que programador pudesse ser tão filosófico como os amigos
da lista, até a Bíblia o pessoal anda lendo.

Brincadeiras à parte, estou com a seguinte dúvida:

Em um sistema que estou desenvolvendo, eu estava utilizando o ZeosDBO
(ZeosLib). Nas telas de listas (DBGrid) existe um botão que o usuário
exclui o registro selecionado, quando eu utilizado um JOIN em duas ou
mais tabelas (ex LEFT JOIN), por regra, o TZQuery não sabe qual tabela
excluir e não exclui, e neste caso eu uso um TZUpdateSQL para efetuar o
trabalho.

Resolvi alterar os componentes ZeosDBO para o ADODB, só que no ADO não
existe o UpdateSQL e as Querys apresentam o mesmo problema. Alguém
conhece um procedimento prático para resolver este problema, estou
pensado em executar a exclusão manualmente, mas se o componente tiver
alguma propriedade para esta situação me pouparia trabalho e não
prejudicaria o código.

Agradeço qualquer ajuda e/ou sugestão.

Cristiano R F Maciel

http://br.maisbuscados.yahoo.com