Antes de copiar, vc ao menos verifica se o arquivo está em uso? Senão, veja o
código abaixo:

function IsFileInUse(FileName: TFileName): Boolean;
var
  HFileRes: HFILE;
begin
  Result := False;
  if not FileExists(FileName) then
    Exit;

  HFileRes := CreateFile(
    PChar(FileName),
    GENERIC_READ or GENERIC_WRITE,
    0,
    nil,
    OPEN_EXISTING,
    FILE_ATTRIBUTE_NORMAL,
    0);

  Result := (HFileRes = INVALID_HANDLE_VALUE);
  if not Result then
    CloseHandle(HFileRes);
end;

Sds.