brother, comprei o 2010 professional e me ferrei.

1-não vem o driver dbexpress para firebird, e o driver Interbase
simplesmente não conecta com o firebird.  Se você usa o quickreport
também não vem junto com o d2010.  a versão 5.4.1 (do d2009) até compila
e roda no d2010, mas tá dando erro de execução.
2-para web não sei se alguma versão do delphi consegue, antes não dava
para distribuir o intraweb, não sei como está agora. o forte do delphi
agora é desenvolvimento para win32.
3-distribuir o executável isso vc pode, sem problema algum.
4-os limites são: client-server (não 3 camadas), conecta interbase,
mysql (não testei ainda).
5-sobre o lazarus, quando o testei, estava muito cheio de bugs, gerava
um executável enorme, bem menos recursos que o delphi.

para web acho que compensa você investir em outra coisa, por exemplo o
php, é totalmente web e show de bola. ou mesmo o java, que é mais
pauleira, mas é 100% aproveitamento de código.

particularmente, para web uso o delphiforphp, achei muito bom, e o que
não dá pra fazer com o d4p dá para fazer em php puro mesmo que funciona.

marcelo luiz stefaniak

Em 28/09/2009 18:20, romulocsouza escreveu:

> Olá!
>
> Gostaria de pedir orientação para aquisição de licença delphi (2010).
> A dúvida reside nas diferenças entre a professional e a enterprise. No
> caso dessa aquisição, o uso seria para desenvolvimento de aplicações
> comerciais. É possível:
>
> 1) trabalhar com bd firebird e/ou postgres?
> 2) consegue-se desenvolver para web?
> 3) distribuir o executável sem custo adicional para o cliente
>
> Quais os limites da professional?
>
> Aproveitando, andei lendo sobre o projeto Lazarus. Até que ponto, de
> [...]

Responder a