________________________________
De: Ricardo César Cardoso <ricardo_engs...@yahoo.com.br>
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Terça-feira, 29 de Setembro de 2009 19:31:12
Assunto: Re: [delphi-br] Re: [1/2 OFF] Estatísticas do Grupo

Um item importante a analisar nessa "estatística" (que para mim é apenas uma
contagem comparativa) é a efetividade das mensagens. Vc pode ter 10000 (dez
mil) mensagens num mês, mas quantas delas foram efetivas? Ou foram sobre temas
relevantes à lista?

Estatística vai além de comparar números de mensagens entre períodos de tempo,
ainda mais no caso das mensagens de uma lista de e-mails. Vc tem que descartar
todas as mensagens que não atendam aos requisitos da lista (anúncios de
produtos, serviços, empregos), mensagens de agradecimento e de solicitação de
arquivos, off-topics, spam e etc.

A partir do momento que se aplicou todos estes filtros, aí sim é possível
iniciar o trabalho estatístico que pode ser verificar qual o assunto mais
tratado, se as dúvidas propostas foram sanadas, qual foi o usuário mais ativo e
etc.

Pegar os apenas os números brutos de mensagens enviadas para uma lista e
comparar entre periodos ou entre listas não é a melhor análise sem antes
filtrar o que realmente conta para a lista.

A iniciativa é muito boa, mas a análise estatística necessária não é tão fácil
de ser aplicada, pois deve levar em consideração a leitura de todas (isso mesmo
TODAS) as mensagens, para verificar quais devem ser descartadas do computo
final. E mesmo assim, uma diminuição no número de mensagens pode não significar
exatamente uma debandada do Delphi ou um melhor uso do histórico, isoladamente.

[ http://pt.wikipedia .org/wiki/ Estat%C3% ADstica ]

Abraço,
Ricardo.

1) Evite escrever suas mensagens usando somente LETRAS MAIÚSCULAS.

2) Revise o texto de sua mensagem. Uma mensagem bem escrita é melhor
compreendida.

3) Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!