o problema com  o banco, se vc usar firebird/interbase, vc pode usar o
componente DataBase Comparer da Clever Components, é free para uso nao
comercial.
com ele vc pode comparar 2 base de dados e ele ira gerar o script de
atualização.
Muito bom mesmo esse programinha, uso ele aqui na empresa ond trabalho,
assim nao tenho preocupação de qual script passar em qual banco.
mas veja ai, pois pra min pode ser bom, nun sei pra vc.

Felicidades

Nazareno Neto
Programador Delphi e Firebird

http://www.delphisistemas.com.br