a segunda opção.

Eu trabalhei numa empresa onde se criava a modelagem em um arquivo xml,
a aplicação lia esse xml em run time e fazia a criação das telas com as
validaçÕes necessárias.

Tentei encontrar em vários lugares mas até o momento não encontrei.

Será que alguém aqui na lista usa algo do tipo.

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br