Também acredito nisso. Uma nota fiscal com certificado eletrônico além de
ser muito mais seguro é mais difícil sonegar e mais fácil rastrear. Email a
gente cria de graça em qualquer lan house, acesso a computador não é mais
tão dificil assim. Tanto que em outros países mais avançados eles estão bem
mais adiantados nesse quesito. É uma das poucas áreas que o Brasil está
conseguindo caminhar próximo a vanguarda da tecnologia.

Tudo bem que é uma área que interessa muito ao governo: aumentar a
arrecadação e coibir a sonegação, mas é um avanço muito grande. Basta
lembrar que quando surgiu o programa pra declarar impostos de renda pela
Internet também muita gente reclamou dizendo que "nem todo mundo tem acesso
a um computador" e o programa propiciou um aumento de arrecadação
formidável.

Se essa economia gerou benefício é outra questão, mas o caminho é batalhar
por aplicar melhor o dinheiro e não por facilitar a sonegação e dificultar
fiscalização.