Acho que a nota fiscal eletrônica é um grande avanço sim. Facilitaria muito a
nossa vida se o governo conseguisse exterminar a sonegação. Já pensaram que
maravilha seria se nenhum cliente te pedisse um sistema que facilitasse a
sonegação? Além do mais sem sonegação seria possível reduzir a carga
tributária. Mas, com uma coisa temos que concordar: o governo não faz nada pra
facilitar a nossa vida. Eta área  complicada é essa área fiscal, acho que nem
os governantes entendem direito. Além do mais, acho que, se é obrigatório a
emissão de NFE, o governo deveria desenvolver alguma solução para facilitar a
vida dos desenvolvedores. Poderia, por exemplo, desenvolver uma dll onde a
gente somente passaria os dados e a dll enviaria a nota e te daria os retornos
necessários. Mas, como eu já disse, o governo não faz nada pra facilitar a
nossa vida.