Ah, tá... agora entendi.

Realmente falta no QuickReport eventos do tipo OnRender, já que o OnPrint
refere-se ao "desenho" do relatório e não ao envio do mesmo para a
impressora.

Para saber quando o relatório está sendo enviado para a impressora ou para a
tela de visualização, o truque é ler a propriedade Destination da QRPrinter
usada pelo relatório, como mostrado abaixo:

|procedure TForm1.QuickRep1BeforePrint(Sender: TCustomQuickRep; var
PrintReport: Boolean);|
|begin
|  if QuickRep1.QRPrinter.Destination = qrdPrinter then
|    ShowMessage('Imprimindo!')
|  else
|    ShowMessage('Visualizando!');
|end;

Para isso vc tb vai precisar incluir a unit QRPrntr na clausula uses.

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br