Vc pode mandar uma mensagem LB_FINDSTRING para a listbox que ela te volta o
índice que começa com aquela palavra (case-insensitive):

*index := ListBox1.Perform(LB_FINDSTRING, 0, Integer(PChar('cidade')));*

O problema é que isso só funciona se 'cidade' for a primeira palavra do
item.

Se a palavra pode estar no "meio" de algum item, acho que vc vai ter mesmo
que procurar item a item usando a função AnsiContainsText da unit StrUtils:

*.index := -1;
.
.for i:=0 to ListBox1.Count - 1 do
.begin
.  if AnsiContainsText(ListBox1.Items[i], 'cidade') then
.  begin
.    index := i;
.    break;
.  end;
.end;
*
É case-insensitive e suporta caracteres acentuados.

Em 7 de abril de 2010 16:41, Richardson Freddo <mjrkon...@yahoo.com.br>escreveu:

> Galera.
>
> Tenho um listbox na tela que recebe dados de um arquivo texto.
> Agora eu preciso localizar uma palavra dentro do listbox, mas ocorre que se
> eu digitar, por exemplo:
>
> "cidade" e no listbox a palavra estiver escrita "Cidade" ele nao encontra,
> ou seja, tem que ser a escrita exata.
>
> Alguem sabe como me ajudar?
>  Richardson Marcelo Freddo.
> msn: freddodp...@hotmail.com <freddodpvat%40hotmail.com>
> Skype: r.freddo
> Rondonópolis/MT

Ricardo Augusto

"Muitos dos problemas do mundo devem-se ao fato de que os ignorantes estão
completamente seguros e os inteligentes cheios de dúvidas" (Bertrand Russel)

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br