encapsule a propriedade Automatico... por ex:

property Automatico: Boolean read FAutomatico write setAutomatico;

toda vez que alterar o valor da propriedade Automatico é chamado o
método setAutomatico... ai vc verifica nele

procedure TComponente.setAutomatico(Value: Boolean);
begin
     if FAutomatico <> Value then
     begin
         FAutomatico := Value;