A IDE do Delphi 'e de longe a mais produtiva e hoje ele foca mais nos
padroes de projeto. A Borland ja teve uma IDE pra Symbian, programando em C,
nao lembro mais o nome, so lembro que ainda nao era RAD.

Ninguem consegue ferramentas tao produtivos quanto as da
Borland/Codegear/Embarcadero. O JBuilder consegue fazer a produtividade de
Java tao facil quanto o Delphi, o RAD Studio faz o mesmo pra C++ e o 3rd
Rails eh o melhor pra Ruby. So o Delphi4PHP que ainda precisa melhorar um
pouco, mas tambem esta no caminho.

Pra Linux, o Delphi Prism ja gera codigo, utilizando o mono e talvez esse
seja o caminho pra rodar em dispositivos embarcados que a Embarcadero
escolheu.