Olá,

vc pode fazer a análise de data de vencimento, se ela for anterior a
atual, então nela correrá juros. Vc pode dividir o valor de juros por
quantidade de lançamentos a ser baixados em atraso e ratear por igual
para cada lançamento ou dividir o valor do juro pela quantidade total de
dias em atraso e depois multiplicar esse valor pela quantidade de dias
atrasados para cada lançamento.

pagamento parcial = valor pago < valor do lançamento. Vc pode ter um
campo de controle (lógico ou smallint) para marcar quando pago, assim se
for pago algum lançamento com desconto (portanto valor pago < valor
lançamento) marca o campo PAGO e assim vc vai saber quais lançamentos
estão pagos ou não.

Sds,

Fabiano