Boa tarde.

Estou desenvolvendo uma aplicação Win32 com Delphi 2010 e preciso de
algumas orientações referente a "reaproveitamento" de código.

Tenho um form modelo, onde lá tenho alguns métodos juntamente com a
parte visual bem definida.

Quando vou criar um outro form "Cadastro de Clientes" eu gero uma
herança deste form modelo (inherited form) e neste form de cadastro de
Clientes coloco meu componentes de banco de dados, SqlQuery,
DataSetProvider, ClientDataSet, DataSource e implemento os métodos dos
botões inserir, alterar, proximo, anterior etc....

O problema é que quando faço outra tela "Cadastro de Fornecedores"
herdando do form modelo (inherited form) tenho que adicionar os
componentes do BD novamente e copiar e colar os métodos de todos os
botões do cadastro de cliente para o cadastro de fornecedores pois vai
ser a mesma coisa.

Exeiste a possibilidade de nao ter que ficar copiando e colando o código
e todos os forms? Não queria fazer desta mandeira pois se um dia eu
quiser alterar o comportamento do método Incluir tenho que passar nos
meu 999 forms para fazer isso? Não da neh....

O que vocês indicariam de solução? Quero coisa simples, não tenho muito
conhecimento em Delphi, o que quero é nao ter que ficar reescrevendo o
código.

--
Att.

Rodrigo Rossi