Eu utilizo uma string mesmo, bem grande. Na entrada de dados você faz a
consistência.

Aqui criamos um código mais fácil para cada parâmetro e uma função que
retorna o valor de acordo com os parâmetros passados. Tipo:

Preferência FIN_MOEDA Valor: R$

A função seria um esquema mais ou menos assim:

Function GetPreferencia( Prefere : String; E outros parâmetros, como código
da filial etc ) : String;

Begin

            Faz o select de acordo com o Prefere.

            Result := Valor da preferência