boa noite Jhosef

ontem mesmo me deparei com um problema similar a este a unica solução que
achei foi

colocar nove nos editmask e colocar no evento do field OnSetText a assim:
  if not ( CheckDate(Sender,Text) ) then
    Abort;

essa função checkdate criei aparte

function CheckDate(Sender: TField; Text: String): Boolean;
begin
  Result := False;
  if (Text = '  /  /    ') or (Text = '__/__/____') then    //aki esta para
data mas vc pode mudar para telefone
    begin
      Sender.Clear;
      Result := True;
    end
    else
    begin
      try
        Sender.AsString := Text;
        Result := True;
      except
        messagedlg('Data Inválida !!!', mtInformation,[mbOk],0 );
        if Screen.Cursor = crHourGlass then
          begin
            Screen.Cursor := crDefault;
          end;