> -meu conhecimento em desenvolvimento de sistemas desktop é útil em alguma
> coisa em sistemas para web ?

Depende. Não ficou clara a maneira que este projeto será desenvolvida. É um
projeto totalmente voltado para a Web ou apenas com as camadas de negócios e
dados nesta plataforma?

> -o Delphi “puro” faz todo um webservice funcionar ou tem que ter uma outra
> linguagem junto (PHP, Ajax, etc) ?

O Delphi é capaz de suprir esta necessidade facilmente. Porém, e sempre há
este porém, um Web Service desenvolvido em Delphi 7 só pode rodar em
servidores Apache for Windows 1.3. Apache 2.0 ou 2.2 nem mesmo em sonho.
Como você usa RAD2007, só como DLL para o IIS. E, esclarecendo, Ajax é uma
metodologia de desenvolvimento, não uma linguagem.

> -o que exatamente procurar no Google para conseguir dar os primeiros passos
> nessa nova empreitada ?

Materiais sobre Web Services com Delphi, o exemplo do Cristiano Testaí (ou
entre na comunidade NDDV do Yahoo! Grupos), entre outras coisas.

Porém, como não é clara a sua necessidade, vou expor meu caso. Ferramentas
100% Web uso tecnologias 100% Web. Mas, se minha ferramenta tiver a
necessidade da integração com o ambiente Desktop, elaboro o projeto em 3
camadas, via Web Service. Contudo, por não ser purista e aproveitar o que há
de melhor em cada ambiente, meus Web Services são desenvolvidos em PHP,
utilizando a biblioteca NuSOAP, o que me dá mais flexibilidade na hora de
implantar os serviços. Por exemplo: Vou hospedar meu Web Service em uma
empresa de hospedagem. Para implementá-lo no IIS, tenho que contratar o
serviço de Data Center, pois os planos de hospedagem de sites não me
permitem alterar a instância do IIS onde meu site serviço será hospedado.
Desenvolvendo o WS em PHP, posso, tranquilamente, hospedar meu serviço como
uma hospedagem Web comum, pois o NuSOAP tem todo o ambiente necessário para
implementar Web Services sem a necessidade de qualquer módulo adicional.

Feito isso, a única coisa que preciso fazer é criar uma interface com o Web
Service (via WSDL) e consumí-lo. Fácil, simples e rápido.

Isso, claro, tratando-se de projetos disponíveis via Web. Para casos de uso
em LAN, isso depende da sua rede.

Como o assunto é muito extenso, vale a pena dar uma olhada no que já foi
citado e, principalmente, verificar exatamente qual a necessidade e a forma
de utilização do projeto.

> Desde já agradeço a atenção dispensada.

De nada... ;]

Att.:
Willian Jhonnes L. dos Santos
Analista/Desenvolvedor Object/Free Pascal
willianjhon...@gmail.com
Seja livre. Use Linux.
Grupo de Usuários GNU/Linux de São José dos Pinhais
Linux user number 449753