Olá pessoal,

            Estou migrando uma aplicação que uso BDE para DBExpress, com
banco de dados firebird. O meu principal objetivo com esta migração é a
melhoria na performance, então gostaria de fazer da melhor forma possível.

            A minha dúvida é referente a campo lookup, por exemplo tenho uma
tabela de cadastro de pessoa que possui o campo código da cidade. Em outra
tabela (cidades) tenho o código e descrição das cidade. Com BDE crio um
campo do tipo Lookup, porém vejo que dessa forma perco em performance. Com
DBExpress no SQLDataSet na propriedade CommandText fiz assim:

SELECT Pessoa.*, CidNom

FROM Pessoa

JOIN Cidade ON CidCod = PesCidCod

Funcionou tudo certo, configurei os ProviderFlags, faz inserção, atualização
e exclusão corretamente. Porém quando estou inserindo ou editando um
registro e altero o campo código da cidade gostaria que a descrição (campo
DBEdit ligado ao campo CIDNOM) alterasse de acordo com o código informado,
como acontecia quando usava campo lookup.

Qual seria a melhor solução para este problema? A primeira solução que
pensei foi no evento OnChange do campo código cidade da tabela pessoa fazer
uma consulta para atualizar o nome da cidade.

Gostaria da opinião do pessoal sobre qual seria a melhor solução para esta
situação.

Obrigado a todos

Tiago Francisco