Prezados,

nos últimos meses tenho migrado a minha atenção à arquitetura de sistemas.
Ainda estou meio longe de arquiteto, mas objetivos são sempre bons pra
começar o ano :)

tenho lido muito sobre padrões J2EE e  feito boas experiências no mundo
Open Source (sem falar na ruma de ferramentas e configurações cotidianas)
- e como professor vou identificando as coisas que ajudam a estudar e as
que atrapalham. Dois livros que eu li recentemente e que gostei muito:

Utilizando UML e Padrões, Craig Larman - parte introdutória de leitura
muito fácil e bem convincente sobre a utilidade do UML e dos padrões. Na
parte dos padrões é que fica meio sofisticado demais com explicações de
menos :)

Core J2EE Patterns, Deepak Alur, et al. -  Já conhecia este livro de longa
data e nunca tinha aberto - pois eis que me vejo aqui encantado com a
facilidade da leitura. Pretendo aplicar muitos padrões dali no
classificados CEJUG.

era isso,

aqueles que por prazer ou cabresto respiram padrões, que comentem e
sugiram novas leituras.

   Felipe Gaúcho
   Coordenador CEJUG