beleza, era por aí mesmo que tava indo :)

dúvida de desempenho:

vou acessar o banco a cada chamada, ou faço isso no init() do
FrontController uma vez só?

se fizer uma vez só, como vou atualizar o sistema quando alguém mudar a
tabela ? derrubar o servidor? uso threads?

esse projetinho se tornou uma diversão, um vício :))

valeu,

   Felipe Gaúcho