É polêmico - a SUN deu uma de Microsoft e lançou uma tecnologia
adequada a um ambiente de hardware que ninguém tem dinheiro para
bancar :)) : super rede, super servidores e ferramentas de
desenvolvimento caríssimas para acelerar a produção mascarando a
dezena de arquivos de configuração exigidos pela tecnologia.

No Brasil temos Tomcat, máquinas montadas que pifam dia-sim-dia-não e
Eclipse + Ant, além de redes de computador que parecem uma homenagem
aos tempos de Gran Bell.

Mas, quem tem a sorte de ter super infra-estrutura e ambiente de
desenvolvimento rico, deita e rola com EJBs :))

conceitualmente, EJB é lindo - mas na prática.... vamos ver.. ainda
tenho muita vontade de migrar 100% para EJB...