isto é polêmico...

obedecer padrões é excelente, mas às vezes o uso de padrões causa uma
proliferação de classes auxiliares e minúsculas que só existem nos
projetos para preservar os padrões... Neste caso, a contribuição do
uso de padrões neste ponto do projeto contraria o senso comum e,
portanto, fica estranho...

Um exemplo típico é o struts usar ActionForm e Bean separados.. .
somente para manter "o conceito" das classes separadas em camadas.

Um bean poderia ter o método de validação e ser usado para transferir
os valores do formulário até a camada de consistência. Isso iria
contrariar o discurso dos padrões, mas daria mais simplicidade ao
sistema ao aliminar o frágil processo de copiar os valores do
FormAction para o Bean com o BeanUtils...

mas é coisa a ser discutida....