Olá Silvano,

Creio que o Flex você pode fazer o mesmo com um pouco mais de
facilidade a partir do momento que ficar claro com funciona o E4X.
Isto porque o trabalho com XML no Flex 2.0 é bem diferente do Laszlo e
também o Flex 1.5. No inicio as pessoas acham meio estranho, mas
quando se acostumam percebem logo seus benefícios.

Eu indicaria a leitura desta unidade do Developers Guide:
http://livedocs.adobe.com/flex/2/docs/wwhelp/wwhimpl/js/html/wwhelp.htm?href=00001912.html

E este artigo:
http://www.adobe.com/devnet/flex/articles/e4x.html

Creio que a dúvida mais pontual que você tiver o pessoal terá prazer
em responder aqui na lista.

Um problema, que não tenho certeza se é um problema de fato, é que
quase não possuímos material em Português. Alguém concorda que isto é
um problema de fato?

[]'s
Beck Novaes