Rodrigo,

Este é um problema muito comum (já houve muitas outras pessoas na
lista com a mesma dúvida). Coincidentemente eu estou para publicar um
post no blog da DClick onde eu falo que trabalhar com "itemRenderers"
e "itemEditors" não é tão fácil quanto parece e o que eu recomendo no
post é a leitura do capitulo "Using Item Renderers and Item Editors"
do Developers Guide.
http://livedocs.adobe.com/flex/201/html/cellrenderer_072_01.html

Se você estiver certo de que está usando esta funcionalidade conforme
diz a documentação e ainda tiver com problemas eu prometo que tento
encontrar uma solução para você.

[]'s
Beck Novaes