Eu estou utilizando o Cairngorm nos meus projetos. Achei simples o uso
dele, fácil o estudo. Mas antes de utilizar o Cairngorm tentei estudar
o pureMVC e me perdi nos conecitos de Proxy, Mediadores, etc. Achei
muito viajado. Espero que o     nosso amigo Artur Magalhães de
continuidade aos tutoriais em seu site, pois desejo bastante aprender
um pouco mais sobre ele.

O PureMVC tem uma boa documentação, inclusive eu li um pdf no site
deles explicando tudo passo a passo, padrões de projeto com pureMVC,
um material bem rico. O PureMVC também pode ser aplicado dentro do
Flash. Li em alguns forums que o cairngorm não serve por conta do
esquema bindable das classes, algo deste tipo.

Mario Junior, gostei muito da idéia de um framework próprio, seu
framework parece estar bem legal, quando publicar quero dar uma
estudada.
Existem outros frameworks no mercado que nunca usei, mas têm uma boas
proposta.