Pois é....

Eu consegui resolver esse problema de uma outra forma. Na realidade tive que
mudar um pouco a arquitetura do projeto. Agora estou usando *TO (transfer
object). Então o negócio ficou mais ou menos assim:
Flex <-> *TO <-> Seam.
Deixo o mapeamento gerado pelo Seam e nas classes *Action transformo os
Entity para TO e repasso para camada de apresentação(flex - granite). Tentei
de todas as formas resolver esse problema de lazy, mas com essa minha
'adoção' de solução darei continuidade no projeto.

Obrigado pela atenção de todos.

Att.

Darlan.