Oi Thiago, seria algomo como:

tela.txt
campo|Nome do Campo|100|Valor do Campo

tela.mxml
<mx:FormItem label="Nome do Campo" width="100">
      <mx:TextInput width="100" id="id_do_campo" text="Valor do Campo"/>
</mx:FormItem>

Ou seja, a partir de definições em um arquivo|objeto|xml você quer gerar a
interface do usuário?

Bem, o pessoal do Flex não gosta desse tipo de aplicação, na verdade o AS3 é
projetado para evitar esse tipo de programa, tanto é que nem *eval()* existe
no AS3. Esse tipo de recurso deixa a aplicação obuscura e de difícil
entendimento, praticamente só você e quem criar esse sistema vai conseguir
entender o código e fazer a manutenção.

Se for esse o caso, é possível, mas você terá que usar quase que puramente
ActionScript, dá pra construir a interface inteiramente via AS3 sem usar
XML. O melhor seria usar AMFPHP e puxar a estrutura de dados como um objeto
para montar a interface, não vai ser fácil, mas é possível fazer sim.

--
  Blog: http://wendel.blog.br/
  Celular: 61 9254-4688