Por acaso quando você "atualiza" seu grid ele fica vazio?

Veja: uma vez que você definiu o seu dataProvider no Grid, ele vai detectar
qualquer alteração a ele (desde que sua variável seja Bindable). Vi que seu
grid tem o dataProvider definido, e que na função q vc simula o refresh vc
diz que esse dataProvider é nulo, e depois disso em nenhum lugar vc define o
dataProvider de volta!

Acredito que só de remover a linha dataGridItens.dataProvider = null resolva
o problema (não analisei a fundo). Experimenta aí depois nos diga o que
aconteceu.

Elvis Fernandes