O meu não foi um sistema em si. Foi na área de pesquisa tecnológica,
teve como tema DESENVOLVIMENTO WEB COM R.I.A

Usei um sistema de boletim online relativamente simples para estudo de
caso.

O objetivo do projeto em si foi apresentar o que é uma R.I.A, mostrar
os benefícios, exemplos...as tecnologias envolvidas, a força da
Plataforma Flash no mercado e etc. Comecei o trabalho sozinho, com
professores radicais de JAVA e C torcendo o nariz, até abrirem a mente
e ver que o AS2 / AS3 são bons exemplos de  "novas" linguagens. E olha
que p/ fazer pessoas que acreditam que : "Os termos UML 2, Web 2 e etc
foram nomeados assim de maneira exagerada por pessoas exageradas".
Acho que todos aqui que usam o próprio Flex já observaram o impacto
positivo ou negativo("medo do novo") que o Flex causa em algumas
pessoas.

Meu orientador(escolhi justamente o Prof. de Arquitetura de Software)
passou a acreditar mais no projeto depois de ver exemplos de códigos e
usabilidade na web. Dentre as tecnologias citadas o Silverligth ainda
tinha o nome de WPF(já usando XAML) e o JavaFX ainda não estava nem na
versão alpha.

Como foi uma pesquisa o trabalho mostrava do inicio da internet até a
"maturidade" que atingiu, a criação do termo RIA e conceitos de web2.
As semelhanças das linguagens baseadas no XUL(Mozila) p/ criação de
interfaces por meio de estruturas e componentes descritos via XML. A
necessidade de uma linguagem "motora" (o AS no FLEX/FLASH e o
JavaScript no Open Laszlo). Falamos um pouco sobre o "boom" do Ajax (a
bomba acionada a muito tempo só fez barulho agora), um conceito antigo
que ganhou força na web2.

O legal é que depois consegui incentivo de pessoas p/ o trabalho que
entraram formando um grupo, pequeno mas bem legal e que realmente
acreditaram no que estava sendo proposto, e q pode acompanhar algumas
coisas mudando na internet, enquanto o próprio trabalho era feito. Os
mesmos professores que torceram o nariz no começo, ficaram bobos em
ver aplicações online com usabilidade desktop e que isso tudo não
precisou de meses desenvolvendo e o código bem estruturado, a
portabilidade que a  Plataforma Flash tem, por possuir uma máquina
virtual. Coisas que os Java Man's da faculdade não sabiam...e por aí
vai...

Meu trabalho foi apresentado no fim de 2006. Hoje vc tem alguns
conceitos bem mais consolidados que eu tive. Não lembro de todos, mas
alguns dos meus exemplos na época foram:

Flash: site da RBK Custom ( o que vc monta um tênis do zero).
FLEX: Flex Store
AJAX: exemplos do prototype, jquery,YUI(na época tinha outro nome). As
aplicações foram de email's que temos hoje com funcionalidades do
outlook desktop, inputs e outros campos com auto
preenchimento(buscando dados no banco enquanto era digitado), Upload
de arquivos com progressão até coisas simples como refresh de tela.

Boa sorte e força...

Abraço,

Alan