Leonardo,

Você já deu uma olhada no LiveCycleDS 2.6? Lá tem o Hibernate
Assembler, que além de ser uma mão-na-roda, resolveu todos os meus
problemas de LAZY.

E, para servidores com 1 processador, o uso é livre (de graça, sem
pagar): http://www.adobe.com/cfusion/entitlement/index.cfm?e=lcds26_td

O chato do LiveCycleDS, que acredito que é da maioria dos frameworks
Java, é necessário apertar vários parafusos para a aplicação
funcionar. Para quem não está acostumado, é desanimador!

Uma explicação com exemplo:
http://cornelcreanga.com/2008/11/bringing-data-into-flex-applications-introduction/

Qualquer dúvida, me procure que te ajudo a configurar.

[]'s
Saulo