Mano, a pesquisa deve ser feita pelo username do usuário. Ao retornar o
usuário pelo username, o código java deve comparar a senha criptografada com
md5 da que vem do banco (sempre se grava senha com criptografia em banco de
dados). Este é o padrão de frameworks como Spring Security e JSecurity. Não
há necessidade de se retornar uma lista de usuários por um username, já que
este é (deve ao menos) ser único, e você sempre precisa apenas validar 1
usuário por vez. Caso você esteja retornando uma lista por uma chave única,
tem alguma coisa errada com o seu design.
Abraços

Rafael Mauricio Nami