Mais ou menos, quase por ai (mas valeu a intencao :0)
O problema com states e que elas sao criadas mesmo que nao "sejam
necessarias", melhor dizendo, mesmo que nao sejam acessadas.
Se usares um controle de navegacao (ViewStack, TabNavigator ou
Accordion, se me lembro sao estes) podes usar a propriedade
"creationPolicy" como "auto", ou seja: cria apenas se o user
requisitar. Alias, esta e uma das gambiarras "prediletas" da gurizada,
porque acabam setando sempre o creationPolicy como "all", ou seja:
fica igualzinho a states (talvez ate um pouco mais pesado porque tem
que inicializar todo o componente)
Podes tambem usar modulos, mas, se pesquisares no historico da lista e
nos blogs, veras que tem muita gente que nao usa nem amarrado (por
causa de um problema de memoria, que eu nao sei se tem, porque nao uso
modulos, hahaha).
Podes usar RSL tambem, mas como estas iniciando, podes deixar para
daqui a pouco (nada de mais, so pra nao acumular muita coisa pra
estudar)

Sobre usar componentes: use sempre que possivel. Faz um ViewStack com
componentes dentro. Evite trabalhar com mxmls grandes que sejam
responsaveis por muitas coisas....