Poiseh, exatamente isso João. Swiz deixa a programação extremamente limpa.A
possibilidade de models sem ter que implementar o ridículo Singleton pattern
(que possam ser bindable E injetáveis), programação por interfaces (o que
desacopla muito os objetos) e principalmente programação de componentes por
disparo de eventos (esse realmente é um excelente ponto - DynamicMediators)
fazem uma diferença enorme quando comparados à arquitetura monolítica do
Cairngorm.

Ah, uma dica - um ótimo blog com informações sobre o Swiz é o blog do Söenke
Rohde (http://soenkerohde.com/) <http://soenkerohde.com/>

Abraços e bons estudos.