Acredito que estão fazendo mais barulho do que realmente precisa.

Mesmo porque o acesso à máquina não se dará de forma automática, como estão
pensando, pois para funcionar off-line será necessário uma ação explícita do
usuário para tal (do mesmo modo que um usuário explicitamente instala um
aplicativo em AIR).

[]'s
Anderson Marcondes