Pessoal, to com uma dúvida, acredito que simples.

Tenho um datagrid em q, uma das colunas é uma imagem

<mx:DataGridColumn headerText="Validade"
itemRenderer="br.itep.geoinformacao.util.ImageRenderIndicadorDeValidade"
width="11"/>

como visto em cima, essa imagem é do render citado, baseado em box. Dentro
do render eu uso

<mx:Image id="imagemValidade " source="{retornaImagem()}"
horizontalAlign="center"
        width="45" height="20" toolTip="Validade: {data.validade}"/>

<mx:Script>
        <![CDATA[
private function retornaImagem():Class {

var servico:ServicoDocumento = new ServicoDocumento();

//chamar metodo que vai definir qual vai ser a imagem da classe ImageUtil
que eu vou pegar
/*if (servico.validadeVencida(PARAMETRO) {

                    }*/

return ImageUtil.imgDocumentoVencido;
          }
        ]]>

Essa imagem vem do atributo da da classe ImageUtil.as

Meu problema:
Em retornaImagem(), eu quero pegar a imagem adequada de acordo com o PARAMETRO
passado. Só que a bronca é que esse parâmetro é um atributo do objeto da
linha do datagrid que eu to renderizando naquele momento.
Deixando mais claro.. meu datagrid é um datagrid de objetos documentos. Um
documento possui validade. Eu não consigo acessar essa validade do documento
daquela linha que eu vou renderizar a imagem pra poder colocar como PARAMETRO
e entao retornar a imagem que eu quero da classe ImageUtil.
No mxml imagemValidade lá de cima, eu consigo acessar esse atributo validade
no tooltip (   toolTip="Validade: {data.validade}"   ), mas ele n pega de
fato a validade da linha na hora de renderizar, e sim, na hora que o mouse é
passado em cima.. o que não serve pra mim que quero renderizar a imagem na
hora que o datagrid é populado.

Alguém pode me ajudar?

obrigado,

--