Olá...

aqui vamos nós...

1 - Você quer proteger o que? SWF da sua aplicação Flex?

2 - Uma aplicação em Flex possui acessos mais que restritos para executar
algo na máquina do usuário, ou para o caso, pior, não possui nenhum acesso
para executar nada na máquina cliente... o que você consegue no máximo é
possibilitar ao usuário selecionar algum arquivo para ser lido, mas, é o
usuário que tem que localizar o arquivo a ser lido...
[ tendo em mente as restrições que comentei, entende porque o indiano disse
que não era possivel? =) ]

3 - Se sua aplicação será tão restrita assim, não seria mais facil você
desenvolver em Adobe AIR, ao invez do Flex, lembrando que o Adobe AIR, tem
recursos que possibilitam e facilitam o acesso de recursos de hardware...
quanto a atualizações, nas últimas versões tem ficado cada vez mais simples
de verificar atualização e atualizar as aplicações em Adobe AIR...
[ exemplos que tem atualizações com certa frequencia: Tour de Flex,
Sharefire e alguns outros em Adobe AIR que já vi ]

* a princípio esse item 3 parecer ser o mais adequado para solucionar o seu
problema atual, "parece", já que não sei os detalhes mais aprofundades de
sua necessidade :P

--
Att,
Erko Bridee de Almeida Cabrera