Humm, antes eu fazia isso, mas percebi que os sistemas ficavam muito
lentos quando a conexao está ruim, ou é discada(e isso é muito comum
no brasil), prefiro fazer uma cópia do resultado que vem do servidor
para poder ter um botão de cancelar as alteracoes e um array de itens
inseridos, outro de alterados e outro de excluidos, e fazer uma
chamada só ao servidor quando clicar em salvar e no caso de inserir
retorno os ids do banco para preencher novamente. Deu um pouquinho
mais de trabalho para desenvolver, mas agora que tenho uma classe que
já faz isso ficou bem simples de implementar. Vou ver se consigo
separar o código de um CRUD desses esse fim de semana e postar aqui...