Gustavo,

Sua dica ajuda muito, mas o ideal seria a classe propriamente dita.
Não resolve totalmente o problema, mas já da para proteger bastante
coisa.

Cláudio,

o motivo pelo qual gostaria de tornar uma classe mxml privada, é para
manter a integridade da classe, com relação a propriedades e métodos,
o conceito básico de encapsulamento. (Ex: não permitir um removeChild
() em um componente herdado de um canvas.) Como estou trabalhando na
criação de framework (Flex Library Project) alguns objetos visuais, é
mais fácil e prático criar o layout em mxml e instânciar esse layout
em outra classe AS ou MXML, pois alguns objetos podem integrar vários
outros, porém alguns são muito simples (somente layout) ou não tem
serventia se instanciado fora do objeto que o gerencia. Ex( imagina
instanciar um DataGridColumn fora de um DataGrid, pra que serve?).
Assim como existem classes AS que tem a necessidade de ser private ou
internal, alguns objetos mxml também. Então o objetivo é ocultar esses
componentes mxml que só tem utilidade dentro do próprio objeto do
framework. OK?

Se puder me ajudar nessa descoberta, lhe seria muuuitooo grato!

Bom pessoal, muito obrigado mesmo!