Seguinte, no meu componente (Canvas) tenho um tabNavigator e uma
função que pega os valores de vários controles dentro das tabs (tabs
diferentes).

Na minha ultima tab, tenho um Text. O problema é que esse Text só
passa a existir quando o usuario clica na tab dele. Se eu quiser
deixar aquela Text em branco e chamar minha função sem abrir aquela
aba, na linha que ele tenta pegar o valor do Text da erro, pq o text
fica como se não existisse. Se eu pelo menos abrir a tab e nem mecher
no Text, já funciona.

Alguém já passou por isso? Alguém sabe uma forma interessante de
resolver esse problema?