Não sei se posso ajudar muito, estou desenvolvendo um sistema de porte
médio(Até agora 28 tabelas no banco de dados).

Estou utilizando o Java na parte back-end está satisfatório, porém o
fluxo de dados é pequeno.(2.000 itens são carregados em 4s
aproximadamente).Uma parte que tenho notado que não só o flex, porém a
web no geral, apresenta dificuldadesÉ a parte dos relatórios, o pdf
renderizado no navegador é aberto em uma nova aba ou janela, o que
muitas vezes pode confundir o usuário.Não sei como é o fpdf, mas com o
Ireport tenho conseguido gerar relatórios complexos (apesar de algumas
carencias, como operações matematicas dentro do relatório, que precisa
ser feita pelo back-end)

Se o sistema precisa ser atualizado constantemente, é algo complicado
para alguns usuários limpar o cache do navegador(infelizmente isso é
verdade) até eles se acostumarem a fazer isso...Você vai precisar
explicar isso várias vezes, além de. avisá-los quando é necessário
limpar.

Não uso módulos, portanto, não sei o uso de memória deste.Quanto ao
tamanho da aplicação ela estava em 1.3 MB, o que até me fez pensar em
usar módulo, porém, utilizando a técnica de deixar o framework.swc no
cache do flash player e export release build o swf ficou com 393 kb.O
que não é nenhum problema para o usuário.

Aproveitando este tópico sobre desenvolvimento de grandes sistemas com
o flex, qual a melhor alternativa para se modularizar uma aplicação?
Que eu possa fazer componentes independentes (que eu posso inseri-los
em diversas aplicações).Ex: Um modulo de RH, que vai ser o MESMO para
3 sistemas diferentes, ou cada sistema você desenvolve um novo baseado
no antigo com suas respectivas peculiariadades?